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Boas práticas para contadores na internet

Atualmente, a internet já faz parte do dia a dia de milhões de brasileiros, portanto, utilizar essa ferramenta tem se tornado um passo obrigatório para todo e qualquer tipo de empresa. O que não é diferente no mundo contábil.

Atualmente, a internet já faz parte do dia a dia de milhões de brasileiros, portanto, utilizar essa ferramenta tem se tornado um passo obrigatório para todo e qualquer tipo de empresa. O que não é diferente no mundo contábil.

Neste post vamos lhe mostrar as boas práticas de contadores na internet e como o marketing digital pode ser um verdadeiro diferencial para o seu negócio. Confira!

Observe as normas estabelecidas pelo CFC

A profissão contábil, altamente regulamentada, tem algumas restrições em relação ao conteúdo em forma de propaganda quando este resulte em diminuição de colega, Organização Contábil ou ainda da classe em detrimento aos demais. Assim, é preciso tomar cuidado com o que é divulgado, já que existe uma grande preocupação em não denegrir a imagem da classe como um todo.

É preciso evitar frases ou alusões destacando um escritório ou profissional como “melhor do ramo” ou ainda “melhor que a concorrência”. Além disso, é preciso ter um cuidado especial com anúncios envolvendo promoções ou preços diferenciados, já que os profissionais têm os seus serviços normalmente tabelados de acordo com valores preestabelecidos. Contadores na internet ou em qualquer outro meio de comunicação precisam ter um cuidado especial com a linguagem e com a imagem profissional que passam.

Como você viu, não existe nenhuma restrição ao marketing digital para contadores, à atuação de contadores na internet ou, até mesmo, qualquer tipo de marketing, desde que o profissional respeite o que se observa nas normas e no Código de Ética da área.

Defina o seu negócio

Já que existem certos cuidados que acabam por restringir o conteúdo da propaganda contábil, é preciso ser ético e criativo. Mas como isso é possível? Para definir suas ações na internet, é necessário entender o contexto em que você está inserido, o seu ramo de atuação e quem são os seus concorrentes diretos.

Além disso, é preciso compreender por que seus serviços deverão ser escolhidos pelos seus clientes e o que o seu escritório oferece como diferencial. O seu negócio precisa ter excelência e construir uma imagem de solidez e qualidade.

Invista na web

A internet é o meio mais difundido e utilizado atualmente, isto é, estar presente nela é obrigatório! Contrate bons profissionais e crie o site institucional da sua empresa. Muitas organizações têm apostado também na criação de blogs, com conteúdo educativo e que, por meio do uso de palavras-chave, acabam direcionado os usuários para a sua empresa.

Em seu site, lembre-se de que seu conteúdo precisa ser diferenciado e atender a distintos níveis e tipos de clientes, desde aqueles que ainda não têm, mas querem abrir uma empresa, até aqueles que já possuem e precisam de conteúdo para sanar dúvidas e entender melhor sobre o próprio negócio e detalhes importantes de contabilidade. Mostre sempre o que sua empresa pode fazer por esse possível cliente.

No processo de criação do site, deve-se prezar pela utilização de páginas otimizadas que podem proporcionar excelentes resultados em relação à analise de métricas. Esse desempenho pode ser medido por ferramentas como o Google Analytics, que possibilita conhecer, em tempo real, os acessos e suas localizações geográficas, além de outras funções.

O blog também destaca-se como excelente estratégia de marketing digital e permite, entre outras opções, conhecer melhor quem são os consumidores e até mesmo o que eles pensam sobre sua empresa, o que poderá ajudar a encontrar outros potenciais interessados. A dica aqui é contar com o apoio de um bom profissional para a construção destas páginas (site e blog) e também sua constante atualização. Esta pessoa estará apta a analisar os resultados alcançados e mostrar quais são os próximos passos.

Contadores na internet: apareça nas redes sociais

É importante que você conheça o seu público-alvo, justamente para que defina em qual rede social sua empresa vai aparecer. O Facebook é a maior rede do mundo e é bastante recomendado para empresas, portanto, a criação de uma página é indicada para seu escritório.

Existem três benefícios principais em se utilizar as redes sociais:
1. Conquistar novos clientes por meio da divulgação de seu escritório contábil;
2. Relacionar-se melhor com seus atuais clientes, mantendo a atenção deles em seu escritório e dando a percepção de que eles não precisam de outros serviços contábeis, pois estão nas mãos de uma equipe especialista no assunto;
3. Diversificar os canais de contato entre seus potenciais e atuais clientes e seu escritório.

Um cuidado importante é o que você procura nas redes sociais. Se seu escritório contábil quiser se conectar mais com pessoas físicas ou empreendedores e pequenos empresários que tenham dúvidas sobre como abrir empresas e evitar uma carga tributária excessiva, por exemplo, então o Facebook pode ser uma rede social vantajosa. No entanto, se você estiver focando seus esforços na comunicação para médias e grandes empresas, então o LinkedIn permitirá que você obtenha dados sobre a empresa, perfil profissional das pessoas e será mais adequado ao seu objetivo.

Quantos escritórios contábeis têm vídeos no Facebook explicando sobre obrigações fiscais para seus clientes? Quantos motivam as pessoas nos momentos em que elas estão sob maior pressão? Além de ser uma forma interessante de se conectar com o público, usar formatos diferenciados e mensagens inusitadas pode reforçar os valores de seu escritório e apresentá-lo como sempre pronto a ajudar as pessoas, independentemente de serem ou não seus clientes.

O marketing digital para contadores na internet começa com o respeito ao Código de Ética e às normas estabelecidas pelo CFC, passa por uma boa pesquisa e definição do negócio, foco em uma determinada área e em uma boa atuação nas redes sociais, que podem ser amplamente exploradas para divulgar sua empresa e seus serviços. Uma dica interessante é o benchmarking, veja o que os outros estão fazendo e encontre inspiração para usar o marketing digital a seu favor.